INDICADOR ZOOTECNICO N° BEZERRO DESMAMADO/HA/ANO – PARTE II
Como vimos no artigo anterior, o numero de bezerros desmamados por hectare ano foi de 0,24. Se analisarmos cada ponto da formula, conseguimos perceber qual o impacto na produção de bezerros. Muitas fazendas ficam focadas em mortalidade de bezerro e taxa de prenhes de femeas. Mas nem sempre os aumentos desses índices vão impactar significativamente no aumento da produção de bezerros, pois são índices já bem desenvolvidos nas propriedades. Vamos supor que essa fazenda teve uma melhora de 15% na taxa de prenhes, saindo de 80% e indo para 92%. E teve uma melhora na mortalidade de bezerros, saindo de 6% e indo pra 4%. Logo os indicadores ficaram:
Taxa de lotação = 0,85 UA/ha
% Femeas em reprodução no rebanho = 37%
Taxa de Fertilidade = 92%
Taxa de Desmama = 96%
Taxa Lotação x % femeas no rebanho x taxa fertilidade x taxa desmama = n° bezerros/ha/ano
0,85 UA/há x 0,37 (37%) x 0,92 (92%) x 0,96 (96%) = 0,28 bezerro/ha/ano.
Com esses aumentos tivemos um acréscimo de 16,67 % na produção de bezerro. Saindo de 0,24 para 0,28 bezerros desmamados/ha/ano. Ou seja, se preocupar apenas com esses índices irá gerar muito esforço e pouco retorno no aumento de produção de bezerros de uma propriedade de cria. Sendo que para melhorar o índice de fertilidade não é fácil, considerando o patamar que já estava.
Maiores ganhos de produtividades teremos se aumentarmos a taxa de lotação da fazenda, através de melhorias no manejo do pastejo, melhores divisões de pastagem, melhor distribuição de água, controle de plantas invasoras com eficiência, controles de pragas de pastagem com eficiência, escolha de espécie forrageiras adaptadas a realidade da fazenda, ou seja com esses manejos é possível até dobrar a taxa de lotação de uma propriedade. E também teremos maiores impactos na produção de bezerros se melhorarmos a porcentagem de animais (femeas) em reprodução, que isso é possível trabalhando nutricionalmente e geneticamente para se ter femeas mais jovens entrando na monta, ao invés de termos animais iniciando a monta aos 30 a 36 meses de idade se adiantarmos a idade reprodutiva desses animais para 18 a 20 meses é possível melhorar a % de femeas na reprodução. O que gera muito mais impacto na produção de bezerros da propriedade. Vamos para um exemplo onde uma fazenda saiu de 0,85 a taxa de lotação e foi para 1,3 UA/há, um aumento de 52,9% que sabemos que isso é perfeitamente factível dentro dos manejos sugeridos. E teve uma melhora de 21% na porcentagem de femeas que estão na monta, melhorando a nutrição da recria dessas femeas, saindo assim de 37% para 45% de femeas que estão na monta em comparação com todo o rebanho da propriedade. E vamos manter os mesmo índices antigos de fertilidade e taxa de desmama.
Taxa de lotação = 1,30 UA/ha
% Femeas em reprodução no rebanho = 45%
Taxa de Fertilidade = 80%
Taxa de Desmama = 94%
Taxa Lotação x % femeas no rebanho x taxa fertilidade x taxa desmama = n° bezerros/ha/ano
1,30 UA/ha x 0,45 (45%) x 0,80 (80%) x 0,94 (94%) = 0,44 bezerro/ha/ano.
Veja que o numero de bezerros desmamados/ha/ano saiu de 0,24 e foi para 0,44 um aumento de 83,3%. Portanto maior impacto teremos se dermos mais atenção a produção das nossas pastagens, aumentando assim as taxas de lotações das mesmas e melhorando a nutrição e genética de nossas matrizes procurando colocar elas mais cedo na monta, para assim crescermos de forma mais rápida na produção de bezerros desmamados de uma propriedade. Lembrando que temos que ter como meta 0,7 bezerros desmamados/ha/ano. Para isso precisamos de taxas de lotações na ordem de 1,5 UA/ha, % de femeas em reprodução no rebanho na ordem de 55%, taxas de fertilidade de 88% e mortalidade de bezerros de 4%. Portanto é preciso muito trabalho e esforço nesses indicadores, dando a devida atenção para cada item e a representação do seu peso no aumento de produtividade final e analisar a fazenda para ver aonde que é preciso melhorar mais, conhecendo assim qual dos indicadores que está puxando a produção de bezerros para baixo na propriedade.
Autor: Mateus Contatto Caseta – Zootecnista Sócio/Diretor Contatto Consultoria Ltda
Data: 15 de Maio de 2019