PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DAS EMPRESAS – Parte I
A estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos a longo prazo de uma empresa, bem como da adoção de cursos de ação e a alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas. A primeira pergunta básica que fazemos é: Porque algumas empresas são mais bem sucedidas que outras?
A resposta é simples, isso ocorre porque algumas empresas já perceberam que sem um planejamento estratégico elas terão pouco sucesso, pois esse planejamento irá alinhar o pensamento da empresa para o mesmo foco. Claro que existem empresas que mesmo sem um planejamento estratégico explicito conseguem obter sucesso, mas isso acontece porque na cabeça do líder e dos CEO existe esse planejamento e eles estão constantemente passando isso a seus colaboradores.
A estratégia é uma bússola, onde ela irá alinhar a empresa para a direção que almejamos. O maior problema do planejamento estratégico, não é o planejamento em si, a maioria das empresas que resolvem fazer o planejamento estratégico, elas conseguem fazer um bom planejamento, o problema fica na execução do que foi planejado, para que isso aconteça é importante que todos os colaboradores estejam sabendo qual é esse planejamento estratégico, o que cada um tem que fazer para a empresa atingir o que foi planejado, quais são as metas da empresa, o que tem que ser feito para atingir as metas, qual o papel de cada um dentro do planejamento, acompanhamento dos indicadores de metas, para saber se o que foi planejado esta sendo cumprido, reuniões com os responsáveis para discussão do que foi planejado e que foi conquistado e o reconhecimento do trabalho de cada um após o cumprimento das metas.
Portanto o primeiro passo é ter consciência do tão importante que esse planejamento será para a nossa empresa, quais benefícios ele nos trará, em seguida é reunir a equipe para desenvolver um bom planejamento, a visão de uma empresa terceira (consultoria) para auxiliar nesse planejamento é de extrema importância, pois uma visão de fora as vezes enxerga pontos cegos para quem está dentro da corporação, e a mesma orientará no alinhamentos e diretrizes que devem ser tomados para um bom planejamento estratégico.
Autor: Mateus Contatto Caseta – Zootecnista Sócio/Diretor Contatto Consultoria Ltda
Data: 29/08/2016