NUTRIÇÃO AFETANDO A REPRODUÇÃO E A PUBERDADE DAS FÊMEAS – PARTE III
A avaliação da condição corporal (CC) é eficiente em estimar o estado das reservas energéticas dos animais, atuando com grande aliada dos sistemas de produção. Existe uma alta correlação entre o escore corporal e a quantidade de gordura depositada no subcutâneo e intermuscular. A utilização de escalas para a pontuação da condição corporal em bovinos tem se mostrado eficiente em refletir o estado nutricional dos animais, podendo-se prever o “status” reprodutivo de acordo com a pontuação estabelecida. Por estes motivos e por ser a avaliação do escore fácil de executar e apresentar alta repetibilidade entre os técnicos, a utilização de escalas para a pontuação de escores corporais têm sido úteis no auxílio do manejo reprodutivo dos rebanhos.
No pós-parto o consumo de MS não é suficiente para atender as exigências, e a vaca acaba por mobilizar reservas corporais para manter a produção de leite, que nessa fase é prioridade em relação às funções reprodutivas. Uma perda excessiva de peso decorrente da subnutrição pode levar ao anestro em vacas de corte, principalmente naqueles animais que pariram com baixo escore de condição corporal (ECC), ou naqueles que ainda estão em crescimento. Sendo assim pesquisadores avaliaram a taxa de prenhez de vacas de corte de acordo com a CC no parto
FONTE: RICE, 1991.
Como é possível verificar, a condição corporal ao parto influencia significativamente na taxa de concepção do animal, portanto um bom programa nutricional deve ser feito nas vacas para que as mesmas tenham bom ECC no parto, aumentando assim o índice de prenhez na próxima estação de monta. Existe uma relação forte entre nutrição e reprodução, onde a CC exerce uma influencia direta sobre a fertilidade, podendo manter a ciclicidade em fêmeas com ECC 2 ou mais (escala de 1 a 5), sendo ainda influenciada por outros fatores como a raça e a evolução do peso, sendo assim a avaliação do ECC torna-se de grande importância na tomada de decisão para os produtores, uma vez que sua aplicação no campo é pratica e fácil.
Autor: Mateus Contatto Caseta – Zootecnista Sócio/Diretor Contatto Consultoria Ltda
Data: 28 de junho de 2018
Contatos: mateus@consultoriacontatto.com.br