ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PARTE I
O Planejamento é a determinação antecipada do que fazer, como, quando e quem deverá fazer, e envolve atividades como: determinação de objetivos e metas, determinação de tempo e recursos, tomada de decisões, estabelecimento de prioridades, definição de diretrizes, previsão de obstáculos à execução das atividades.
A primeira etapa é definir qual é o Negocio da empresa. O negocio consiste em qual atividade a empresa está vinculada, geralmente é definido com poucas palavras e objetivas. Exemplo:
A segunda etapa é definir a Missão da empresa, para essa algumas perguntas básicas são feitas, tais como: O que somos? Porque a empresa existe? O proposito imediato da empresa? Ou seja, deve-se pensar na maneira pela qual a empresa exerce seu negocio central, deve conter as competências básicas da empresa e a forma de atuação do negocio. Isso irá orientar a construção do planejamento estratégico.
A terceira etapa é definir a Visão da empresa, esta deverá refletir um sonho criado e assumido oficialmente pela gestão do empreendimento para direcionar o desenvolvimento de longo prazo do negócio, expressando a situação ideal futura a ser buscada incessantemente pelos gestores, em todas as suas ações.
Algumas perguntas poderão auxiliar na construção da Visão da empresa, são elas: O que queremos ser? Qual o sonho compartilhado da empresa? Como nos projetamos para futuro? Qual a organização queremos ser no futuro? Qual a organização que os clientes gostariam que fossemos no futuro? Qual a organização que os colaboradores gostariam de construir e trabalhar no futuro? Qual a organização surpreenderia o setor, a região e o mercado futuro? Como as pessoas querem que a empresa seja conhecida?
Autor: Mateus Contatto Caseta – Zootecnista Sócio/Diretor Contatto Consultoria Ltda
Data: 12 de dezembro 2017
Contatos: mateus@consultoriacontatto.com.br